sábado, 3 de dezembro de 2016

LIMITES - SUL EXTREMO ULTRAMARATHON


Desde minha viagem em fevereiro deste ano para o projeto KM SOCIAL, em que viajei durante 21 dias, percorrendo 1067 km entre as cidades de Curitiba e a praia do Cassino o retorno aos treinos não foi o que eu queria e esperava, mas de certa forma fiz o possível, mas não o suficiente para encarar o que vinha pela frente em 226 km de um deserto o qual nasci ao lado, mas jamais imaginei de verdade a sua extensão e suas dificuldades.
O meu relato de prova até onde abandonei que foi aos 65 km na primeira base de apoio é só alegria, largada as 14h de dentro do mar, sobre os molhes da barra do Cassino.
Chegamos ao local de largada transportados por vagonetas, que são carrinhos a vela sobre os trilhos.
Dia maravilhoso e vento á favor o tempo todo, calor, mas nada exagerado e com isso os líderes largaram muito forte o que foi um problema para eles mais para frente.
Daí em diante foram 22 km de corrida constante e depois até os 65 km alternando a corrida e caminhada, pensando em ir até onde desses, sim, até onde desse, pois minha expectativa nesta prova, infelizmente não era terminar, sabia que não estava preparado física e mentalmente para tal, mas iria fazer o melhor sem prejudicar ainda mais minha saúde.
Parei e na base de apoio do 65 km as 21h30 , com 07h30 de prova e o frio e a falta de energia, por não conseguir comer e beber nada me fizeram entrar em hipotermia, tendo que entrar no survivor bag que tínhamos como item obrigatório na mochila. Lá fiquei até as 01h00, quando fui transportado para a próxima base de apoio no km 107 e lá fiquei até as 04h00 deitado e tentando comer e beber algo para recuperar.
Vi a passagem de vários atletas que pensavam em desistir, mancando, com fome, frio e debilitados, mas alguns ganhavam a sobrevida com os cuidados de fisioterapia e alimentação e saiam novamente para o NADA.
Assim que amanheceu, fomos transportados para a base de apoio do 138 km no farol do Albardão e lá chegando as 07h00 e já em estado melhor, decidi ir junto com o Pedro da organização e que também é atelta, mas decidiu este ano ficar no STAFF e usar a sua experiência de fazer estre trajeto em treinos e em prova várias vazes para ajudar os novatos e mesmo os á experientes que largariam esta edição.
Fizemos cerca de 400 km entre idas e vindas ela beira da praia, dando apoio aos atletas que por mais que tivessem suas mochilas com suprimentos e as bases de apoio, penavam sobre um segundo dia quente e com uma umidade de mais de 90%.
Vários relatos durante o apoio e ao ver a chegada dos atletas hoje dia 03, depois de 54 horas de prova, delírios, visões, alucinações, além do infeliz fato de pescadores bêbados a noite,irem atrás de dois corredores (um casal) e assustarem os dois a ponto destes irem para o maio das dunas se esconderem por mais de 3 horas até serem achados pela organização e voltarem a prova.

A prova é algo desumano, isso não quer dizer ruim e sim que leva todos sem exceção a um ponto de completo desgaste físico, mental,mas de pessoas que escolheram estar ali e em teoria estão preparados e possuem experiência para tal e por isso digo sempre aos leigos que não devem sentir pena ou acharem que são heróis e sim reconhecer a dedicação e esforço o qual é feito por estes atletas e quem sabe inspire aos não praticantes de esporte a iniciarem uma atividade física.

O que mais me deixa feliz é a união e espírito de companheirismo existente entre todos ali envolvidos, é uma energia especial entre as pessoas que seria perfeito se usado em nosso convívio diário no decorrer de nossas vidas e não digo isso para os outros e sim para mim também.

Aos meus parceiros de viagem Marcelo Nardi e Gigio Zem, agradeço as conversas e histórias.
Minha mãe, sempre dedicada e sem limites para agradar e mandar boas energias, sem palavras, te amo.

Agora é descansar e desde já decidido a ficar 1 ano sem provas longas para dar o tempo que meu corpo está pedindo para se recuperar.

Um grande abraço a todos e que nos encontremos em outros momentos esportivos ou não com esta alegria e energia do bem.


















8 comentários:

  1. Parabéns meu amigo! Lembro que me convidou para ser seu companheiro nesse grande desafio o qual não pude por falta de preparo físico! Tenho orgulho de ter um amigo que passa a energia e a garra necessárias para fazer os leigos vencerem seus desafios pessoais!! Descanse porque vc merece Tchê e ainda existiram muitos desafios a serem vencidos!!Grande Abraço e vou treinando para um dia poder lhe acompanhar!! :-)

    ResponderExcluir
  2. Está ótimo Tche, mais um dessfio, mais um aprendizado e vivência. Tudo vale a pena. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Perdão, obrigado e fico feliz que o Schena tenha sido o campeão, grande figura e um guerreiro, parabéns.

      Excluir
  3. Cara parabéns pelo belo relato, e principalmente por ter feito, mesmo que sem chegar a meta, essa prova surreal.
    Fiz a prova também e te vi dentro do saco quando passei pela base dos 65km. A minha prova foi até a base dos 107km, pois devido a bolhas eu não tinha mais como pisar no chão. Foi uma pena abandonar a prova, pois me sentia muito bem fisicamente.
    Boa recuperação meu amigo!
    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Ramon, tive hipotermia que é um males que me assombram nas provas, mas estou bem e me recuperei a tempo de poder ajudar o pessoal dando apoio e parabéns pela tua luta na prova tb. abs

      Excluir
  4. Muito legal seu relato, parceiro!
    Faz a gente reviver alguns daqueles momentos dessa grande jornada. Não posso me furtar em agradecer sua voluntariedade em continuar na prova como staff, bem como "me salvar" com a Drop Bag que não tinha chego na base do Hotel abandonado quando passei por lá. Nessa Bag estavam os meus bastões de caminhada, os quais estavam povoando meus sonhos a alguns kilometros antes da base...rsrsr
    Muito obrigado!!!!
    SCHENA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande campeão Schena
      Fico feliz mesmo em ter ajudado e isso foi possível, graças ao Pedro e ao Habib (dono do Uno e fisioterapeuta chefe), pois sem eles darem seu apoio eu não poderia estar lá com vocês. e tu claro foi um guerreiro e mostoru o grande atleta que é e não podia ser menos que isso já que é cria do Perdão, grande mestre. abraços

      Excluir